terça-feira, outubro 02, 2007

Crescendo (XI)

As aulas de formação cívica ensinam acima de tudo a lidar com a diferença.
É o grande mote do programa deste ano, faz-me lembrar um “todos diferentes, todos iguais” de há uns tempos largos atrás, e interessada folheio o pequeno livro da princesa para me aperceber de como vai ser a minha filha ensinada a lidar .. com a diferença.

(..)
A pequena Joana tem 10 anos e anda no terceiro ano do primeiro ciclo. É uma menina muito maior que eu mummy (como se fosse preciso muito, sorrio .. ) e tem uma voz que da primeira vez que falou para mim, quase me assustei. A pequena grande Joana frequenta o ATL da princesa três tardes por semana. Apanha “boleia” na mesma carrinha e quando chega leva muito tempo a almoçar (quase tanto como eu mummy .. outro sorriso) e de seguida, como todos, senta-se a fazer os trabalhos de casa. Raramente consegue fazê-los sozinha. Não percebe as instruções que lhe são dadas, e repete mecanicamente tudo o que ouve. “Aqui um rectângulo, vês?” um rectângulo .. um rectângulo .. um rectângulo ..
Numa tarde da semana passada a Joana pegou no braço da princesa de puxou-a para perto dela. Colocou-lhe um lápis na mão e mostrou-lhe o que tinha para fazer. Eram figuras geométricas mummy .. daquelas mais simples, quadrado, rectângulo, circulo .. Ao principio não percebi o que ela queria, que eu as fizesse? Depois lembrei-me do primo. Pus-lhe o lápis na mão e com a minha mão por cima ensinei-a a desenhá-los. Começou a rir quando me lembrei de acrescentar uns olhinhos e uma boca a sorrir dentro das figuras. Quis fazer igual e desenhou imensos pela folha toda, todos a sorrir e com olhinhos pequenos que pareciam piscar.
Ficamos nisto a tarde toda.
A Joana estava feliz mãe, foi o que disse a monitora .. mas eu trouxe os trabalhos para fazer em casa (rimos as duas .. )

(…)
Continuo curiosa em saber como vai ser a minha filha ensinada a lidar com outras .. outras diferenças.

3 comentários:

Mike disse...

A sua filha, cara Once, já foi ensinada a lidar com outras diferenças. Aprendeu em casa, terá sido com a mummy? ;), o significado de coisas como observar, estar atenta, solidariedade, preocupação com o próximo, predisposição para ajudar e tem, pelos vistos, um espírito livre e uma mente aberta, sem preconceitos... que também, creio eu, se não foram ensinados, foram, no mínimo, cultivados. Aprenderá, concerteza, mais coisas nas aulas de formação cívica, mas acima de tudo, uma menina como ela terá a oportunidade (gratificante) de as praticar, ou praticar mais, que calculo que já pratique. Por isso, desta vez, e se me é permitido, os meus parabéns vão dirigidos à mãe.

Dia bom, Miss Once.

Helder Robalo disse...

Parece-me a mim que a princess já está bem ensinada.
Parabéns Once ;)
Beijo

Once In a While disse...

Caro mike .. obrigada pelas suas palavras .. a "coisa" por aqui passa mais pelo "ver fazer" suponho .. :) mas achei engraçada a forma inocente como automaticamente ela conotou aquela criança com uma criança mais nova .. muito mais nova sabendo contudo que é mais velha .. e maior :)

Helder .. obrigada *